Portal Caparaó - Relatório da CPI gera divergências entre os vereadores da Câmara de Manhuaçu
Política

Relatório da CPI gera divergências entre os vereadores da Câmara de Manhuaçu

17/04/2020 - Atualizado em 18/04/2020 10h17

MANHUAÇU (MG) - Em reunião ordinária com mais de seis hora de duração presidida pelo Inspetor Juninho Linhares, na noite desta quinta-feira, 16/04, o relatório da CPI que investiga supostas irregularidades na Secretaria de Obras, foi apresentado no plenário da Câmara Municipal de Manhuaçu.

Na mesma sessão, integrantes da diretoria do Hospital César Leite, apresentaram relatórios de atendimentos à população de Manhuaçu e cidades vizinhas e demonstraram a atuação no combate ao Coronavírus. Os diretores mostraram números informando sobre uma situação econômica adversa.

Um projeto de resolução, requerimentos, indicações e moções foram aprovados. A Câmara também prestou contas referente ao mês de março.

CPI

A Comissão Parlamentar de Inquérito formada pela Presidente Adalto de Abreu; Paulo César Altino (Relator) e Tony Mix (Membro) apresentou o relatório contendo 22 páginas informando os depoimentos das testemunhas e aconselhando o que deve ser feito em relação as irregularidades na Secretaria de Obras.

Cinco anexos formam o procedimento do relatório da CPI. A documentação foi entregue de forma lacrada ao final do prazo da comissão.

Na primeira parte, antes da abertura, o que causou espanto entre os vereadores é que o conteúdo já teria vazado em redes sociais sugerindo também envolvimento de alguns parlamentares. Além disso, os vereadores citados no relatório contestaram a conduta da comissão de não ter ouvido os depoimentos deles.

Os integrantes da CPI, assim como o advogado contratado para a condução dos trabalhos, foram indagados e responderam às perguntas sobre os procedimentos da CPI.

De acordo com os vereadores citados, a justificativa não foi suficiente. Devido a isto, um debate se estendeu por mais de seis horas.

Ao final, a documentação foi entregue à Mesa Diretora para encaminhamento. No entanto, alguns vereadores alegaram que providências serão tomadas quando ao procedimento e o relatório da CPI, classificado como foi tendencioso e político.

HCL

O Diretor Assistencial do HCL, Chardson Roberto da Paixão; o Diretor Técnico do HCL, Dr. Luís Cláudio e o Tesoureiro da Diretoria do Hospital César Leite, Milton Martins de Oliveira, estiveram na Câmara para mostrar a realidade do HCL em relação ao combate ao Covid-19 e expor a dificuldade financeira que enfrenta.

Chardson apresentou os dados dos atendimentos prestados a Manhuaçu e região. Dr Luís mostrou as demandas em relação ao enfrentamento à Covid-19 em Manhuaçu e o Milton revelou as elevadas despesas para a manutenção da instituição e a preocupação em atender a toda a região. A Pandemia do Coronavirus é um dos maiores desafios.

Após presenciaram a apresentação, 13 vereadores assinaram documento destinando os recursos das Emendas Impositivas do Orçamento 2020 sejam destinadas ao HCL. A diretoria agradeceu bastante a atitude dos parlamentares.

APROVADO

Foi aprovado projeto de resolução, de autoria do vereador Administrador Rodrigo, que concede o Diploma de Honra ao Mérito senhor Edmar José da Cunha. Durante a sessão ainda foram aprovadas indicações, moções e requerimentos.

A transmissão integral da reunião está nos vídeos na página do Facebook na Câmara de Manhuaçu: www.fb.com/camaramanhuacu.

Assessoria de Comunicação Câmara Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.