Portal Caparaó - Reunião em Palmeiras discute melhorias na comunidade e estradas
Política

Reunião em Palmeiras discute melhorias na comunidade e estradas

01/08/2020

MANHUAÇU (MG) - Mesmo com as restrições impostas pela pandemia e obedecendo as normas de distanciamento e higienização, aconteceu na noite desta quinta-feira, 30 de julho, no pátio da Escola Municipal Eni Alves Nogueira, um encontro envolvendo representantes Prefeitura Municipal e alguns moradores. Foram apresentadas reivindicações.

A reunião teve a presença do Vice-prefeito Renato Cezar e secretários, da Fazenda Claudinei Domingues, Gabinete Sandra Cerqueira, Agricultura e Meio Ambiente Flânio Alves, Câmara dos Vereadores Elenilton Martins e Berenice Ferreira, Emater e membros da comunidade local.

O principal foco do encontro foi apresentar à comunidade o início dos trabalhos de desobstrução e construção de novas caixas de contenção nas estradas do distrito e adjacências.

O serviço será realizado em parceria entre a Prefeitura de Manhuaçu, Emater e moradores locais. “A Prefeitura de Manhuaçu estará fornecendo maquinas e equipamentos para a realização do serviço, nós da Emater, estaremos orientando quanto à forma correta de realizar a limpeza das caixas de contenção e no caso de construção de novas caixas, quando for preciso, que elas obedeçam as normas técnicas e ambientais”, explicou o Gerente da Regional da Emater em Manhuaçu Rômulo Matozinho.

A Emater ainda estará orientando aos donos de propriedades às margens das estradas, quanto à importância das caixas de contenção para a propriedade e para as estradas. Segundo o extensionista da Emater, Paulo Cesar, “PC”, as caixas de contenção têm papel ambiental muito importante. “Além de evitar a erosão nas estradas e consequentemente o assoreamento dos cursos d’água, as caixas de contenção servem como depósito de água para as lavouras”, disse PC.

Ainda de acordo com extensionista, alguns proprietários ainda demonstram restrições à construção de caixas de contenção em seus terrenos, sob a alegação de que destrói parte da lavoura. “A parte que é retirada da lavoura para a construção das caixas é mínimo e o benefício é muito maior se for comparado a isto”, reforça Paulo César.

Reivindicações

Fabricio Elias, morador do Distrito e presidente do Conselho Comunitário de Palmeiras agradeceu a presença de todos e disse que Palmeiras tem recebido muitos benefícios nos últimos anos. “As ruas da sede do distrito estão praticamente todas calçadas e algumas já recebendo o calçamento. O nosso posto de saúde será reformado e concluído. Agradeço também as nossas pontes e pontos críticos de nossas estradas que receberam calçamento ou cascalhamento, mas venho aqui fazer uma solicitação à prefeitura de Manhuaçu, duas coisas muito importante para a nossa comunidade: uma seria a construção de uma creche para as nossas crianças e se possível a extensão do asfalto chegando a Manhuaçu, pelo menos o trecho da serra, isso seria muito importante pra todos nós”, ressaltou Fabrício.

As reivindicações foram anotadas e serão apresentadas à administração municipal para estudar a possibilidade de levantamento de recursos para elaboração dos projetos.

Secretaria Municipal de Comunicação

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.