Portal Caparaó - TSE inicia treinamento on-line de mesários
Política

TSE inicia treinamento on-line de mesários

08/09/2020 - Atualizado em 09/09/2020 13h19

REDAÇÃO - Mesários que irão atuar nas eleições municipais de 2020 começaram na terça-feira (1) o treinamento virtual para a função. Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adotou o ensino a distância (EAD) como preferencial em função da pandemia do novo coronavírus. A emergência em saúde também levou ao adiamento das eleições, que acontecerão em novembro em vez de outubro.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), cada treinamento tem duração de uma semana e as lições serão aplicadas a dez turmas. A primeira turma iniciou os estudos nesta semana e a última será certificada na véspera da eleição. Por causa da pandemia, apenas dois mesários serão capacitados em cada seção eleitoral. Além das aulas on-line, os conteúdos ainda estarão disponíveis no aplicativo da Justiça Eleitoral.

Em Minas, os cerca de 208 mil mesários convocados para trabalharem no pleito municipal serão divididos em dez turmas, compartilhadas por alunos de todo o Brasil. A expectativa é de que mais de 1 milhão de pessoas sejam capacitadas por meio da plataforma do TSE, que coordena a ação em todo o país.

Apesar de ser preferencialmente on-line, a capacitação também poderá acontecer presencialmente em locais onde não há acesso à internet, desde que sejam respeitados os protocolos de segurança. O TRE-MG ainda informou que um material de apoio está em fase de impressão para ajudar no treinamento dos mesários.

Ao todo, mais de 1,5 milhão de mesários serão distribuídos pelas 5.569 cidades brasileiras no dia 15 de novembro, primeiro turno das eleições municipais. O TSE iniciou, no mês passado, uma intensa campanha de incentivo à adesão de voluntários à função. Segundo dados do órgão, em 2018, metade dos mesários que trabalharam no pleito federal e estadual foram voluntários.

Função

O trabalho dos mesários nos turnos das eleições é considerado fundamental pelo TSE. Eles são responsáveis por organizar a movimentação dentro das seções e zonas eleitorais, como recepção de eleitores, coleta de assinaturas, registro de faltas e auxílio aos que precisarem, além de poderem atuar diretamente na logística da votação.

Quem trabalha como mesário recebe auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, no 2º turno das eleições. Neste ano, por causa da pandemia, os convocados ainda receberão máscaras cirúrgicas descartáveis e proteções faciais de acrílico, além de álcool em gel.

O serviço também dá direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado na função; dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral; certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral; e preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital).

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.