Portal Caparaó - Ibrahim Abi-Ackel é eleito para cadeira da Academia Mineira de Letras
Política

Ibrahim Abi-Ackel é eleito para cadeira da Academia Mineira de Letras

15/09/2020 - Atualizado em 15/09/2020 23h11

BELO HORIZONTE (MG) - O advogado e ex-ministro Ibrahim Abi-Ackel foi eleito, com 28 votos dos 31 votantes.para ocupar a cadeira de número 17 da Academia Mineira de Letras (AML), em sessão realizada no inicio do mês. O médico Eduardo de Menezes, o desembargador José Antônio Nogueira e os ex-ministros Abgar Renault e Aluízio Pimenta também já ocuparam a cadeira de número 17, cujo patrono é o Conde de Prados.

Enquanto está fechada ao público, em razão da pandemia da Covid-19s, a Academia Mineira de Letras realiza a campanha #AMLEmCasa, com conteúdo diário em suas redes sociais e palestras inéditas, semanalmente às quintas-feiras, em seu canal no Youtube.

Ibrahim Abi-Ackel é natural de Manhumirim, em Minas Gerais. Diplomou-se pela Faculdade de direito do Rio de Janeiro.

Ainda como estudante, participou do concurso de monografias patrocinado pela faculdade e foi agraciado com os prêmios “Revista Brasileira de Criminologia” e “Livraria Freitas Bastos”. Foi colaborador permanente da revista “A Cigarra”, dos Diários Associados, responsável pela seção “Uma História Verídica”. Foi também aprovado no concurso público do Dasp para o cargo de Inspetor Federal do Ensino Secundário.

Exerceu, por várias décadas, a profissão de advogado, notadamente na área criminal, em que se tornou conhecido pela constante participação no Tribunal do Júri. Foi Procurador Geral da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Foi vereador em sua cidade natal. Depois, desempenhou em três legislaturas sucessivas o mandato de deputado estadual, durante os quais foi líder da oposição e, em seguida, líder do governo e da maioria parlamentar. Foi o relator-geral da Constituição do Estado e, entre outras matérias de importância, relator do primeiro Estatuto do Magistério de Minas Gerais. Foi mais de uma vez escolhido “Deputado do Ano” pelo Centro de Cronistas Políticos de Minas Gerais.

Exerceu sete mandatos de deputado federal. Entre 1980 e 1985, foi ministro de Estado da Justiça. Em Minas, também exerceu o cargo de Secretário de Estado da Defesa.

Abi-Ackel recebeu as principais condecorações nacional e de países estrangeiros. É membro do Instituto dos Advogados do Brasil, de Minas Gerais e de Brasília.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.