Portal Caparaó - Com 98 anos, candidata mais idosa em Minas é de Santana do Manhuaçu
Política

Com 98 anos, candidata mais idosa em Minas é de Santana do Manhuaçu

22/10/2020 - Atualizado em 22/10/2020 16h37

SANTANA DO MANHUAÇU (MG) - Na política, a despeito de estar em faixas extremas da idade, os candidatos se aproximam nos discursos, como já mostra a campanha para vereador em Belo Horizonte e em Minas Gerais. O jornal Estado de Minas checou os dados disponibilizados pelos tribunais Superior Eleitoral (TSE) e Regional Eleitoral (TRE) e localizou os concorrentes mais jovem e na idade madura tanto na capital quanto no estado. Em comum, eles dizem que desejam ajudar o próximo e têm ânsia pela mudança.

A candidata mais velha em todo estado é a aposentada Geralda Antônia de Almeida, que levará o nome de Dona Dica Maciel na urna. Filiada ao PSD, ela tem 98 anos e vai concorrer pela primeira vez a um cargo político na Câmara Municipal de Santana do Manhuaçu, cidade da Zona da Mata Mineira.

 “Estou com 98 no documento, mas isso é só a idade registrada. Minha idade certa é 107 anos. Essa vontade é porque fui criada junto a uma família de políticos, do Paulinho (Chicó da Digudinho, candidato a prefeito). Sou nascida no Rio de Janeiro, mas minha mãe veio para a Mata, eu tinha pouca idade, e fui registrada em Santana. Aí vim para dentro da casa do tataravô desse Paulinho e fui criada com eles”, disse ao EM.

Dona Dica foi parteira na cidade por muitos anos e diz que pretende seguir ajudando a população de Santana do Manhuaçu caso seja eleita. Ela conta com amigos e conhecidos para fazer a campanha eleitoral no município, de 7.764 eleitores. Ao todo, são 77 candidatos a nove vagas na Câmara.

“Quase não posso andar, é difícil, só ando dentro de casa, mas tenho muitas amizades, aí eles mesmos vão me reconhecer, votar em mim e me ajudar”, conta Geralda Almeida. Parteira durante 60 anos e viúva há 34, a aposentada diz que o sentimento de solidariedade sempre a acompanhou.

A ajuda ao próximo e principalmente à comunidade também é tema da campanha eleitoral de Guilherme Davi (PSL). O candidato a vereador na cidade de Guiricema, também na Zona da Mata mineira, completa 18 anos em 25 de dezembro deste ano e é o pleiteante mais jovem em todo o estado. “Na nossa cidade, é difícil disputar eleição porque há pouco recurso. Quero dialogar melhor com os jovens. Vejo os jovens indo embora, em vez de a prefeitura puxar eles para a cidade e para a região, eles não fazem isso. Meu trabalho seria, inicialmente, mais voltado para isso mesmo”, afirmou o candidato de Guiricema, que conta com 7.171 eleitores aptos.

Ele concorrerá com outros 73 postulantes a nove vagas na Câmara Municipal.  Apesar da pouca idade, Guilherme já não estuda mais e abandonou a escola ainda no primeiro ano do ensino médio. “Eu parei de estudar no primeiro ano, pois gosto de trabalhar. Quero aprender a ler, escrever e fazer conta”, disse ele, que trabalha em uma loja de material de construção. Envolvido pela ideia da mudança, Guilherme Davi recebeu o apoio dos pais, que, a princípio, não acreditaram no sonho do filho.

Por Matheus Muratori / Portal Uai

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.