Portal Caparaó - Imaculada é empossada prefeita de Manhuaçu; Cleber é eleito presidente da Câmara
Política

Imaculada é empossada prefeita de Manhuaçu; Cleber é eleito presidente da Câmara

02/01/2021 - Atualizado em 02/01/2021 17h46

MANHUAÇU (MG) - Foram empossados na noite desta sexta-feira, 01/01, os 17 vereadores para compor o Legislativo de Manhuaçu, a prefeita Maria Imaculada Dutra Dornelas e o vice-prefeito, Nailton Cotrim Heringer para o mandato 2021-2024.

A solenidade obedeceu aos protocolos, com um número reduzido de participantes, devido à pandemia da Covid-19. Os vereadores prestaram juramento perante aos convidados, com o compromisso de obedecer às Constituições Federal, Estadual e as leis que regem o município. O momento oficial foi conduzido pelo vereador, Administrador Rodrigo dos Santos, mais votado no pleito de 15 de novembro.

MESA DIRETORA É ELEITA

Em seguida foi feita a eleição da mesa diretora para o Biênio 2021 a 2022, sendo apresentada chapa única encabeçada pelo vereador, Cleber Benfica, tendo como vice-presidente, Gilson Cesar, 1ª Secretária a vereadora Eleonora Maíra Moreira Justiniano e 2ª Secretária, a vereadora Rose Mary Catta Preta. A chapa recebeu 11 votos favoráveis e 6 abstenções.

Em seu discurso, o presidente eleito, Cleber Benfica (Cleber da Matinha), disse que pretende trabalhar em harmonia com o Executivo, dando oportunidade para que todos os demais vereadores possam participar e opinar em sua gestão, que será democrática, com lisura e transparência. Ressaltou ainda o papel importante dos vereadores, que precisam ter sensibilidade para estarem mais próximos da população. “Temos de nos preocupar com a situação do coronavírus, que tem deixado lastimáveis recordações para todos nós. Pessoas morrendo diariamente e, juntos teremos de buscar meios para que o povo entenda a necessidade da prevenção, sobretudo manter o distanciamento e cuidados individuais”, pontuou o presidente eleito.

Segundo Cleber Benfica, o povo de Manhuaçu está muito ansioso pelo que vem acontecendo não só a nível Brasil e do mundo por conta desta pandemia. “Nós sabemos que a nossa área da saúde está superlotada por causa da Covid-19. Sabemos que vieram milhões e milhões de reais para ajudar no combate à Covid-19 e muitas das vezes, parte desse recurso, não está chegando onde deveria chegar. Então não vai ser tarefa fácil. Os problemas não acabaram. A pandemia é um problema grave e que tem que ser prioridade para a Prefeitura e também para a Câmara de Manhuaçu. Queremos acompanhar saber da aplicação dos recursos de combate ao coronavírus e também para buscarmos soluções em conjunto”.

IMACULADA E NAILTON SÃO EMPOSSADOS

A segunda parte da cerimônia foi a posse da a prefeita Maria Imaculada Dutra Dornelas e do vice-prefeito, Nailton Cotrim Heringer para o mandato 2021-2024

A prefeita empossada, Maria Imaculada Dutra, também fez um discurso de posse emocionado diante da situação, além dos desafios que vão surgir. Enalteceu a sua preocupação com a Covid-19 e as mortes ocorridas nos últimos dias em Manhuaçu. Segundo ela, muitas coisas precisam ser feitas urgentemente. Destacou ainda, que a partir deste sábado haverá uma equipe médica para focar as ações de atendimento, para tentar frear o avanço da doença no município.

“Me preocupa muito, os casos e pessoas novas morrendo com a Covid-19. Pouca coisa está sendo feita. Sei que muitos desafios virão, mas escolhi uma equipe toda técnica para nos auxiliar no governo. A equipe de transição encontrou muitos obstáculos e, nem tudo que precisava foi apresentado, mas com a participação de todos vamos fazer um governo voltado à toda população manhuaçuense”, disse a prefeita.

Em sua fala, Imaculada pontuou a forma como conduzirá o governo: “Estamos aqui por Deus. Foi Ele que determinou que tivéssemos aqui e é por Ele que nós vamos continuar sendo o que somos: honrando o nosso nome e honrando o nome do Povo de Deus. O desafio a partir de agora é arregaçarmos as mangas e trabalhar a a serviço da população. Fazer o melhor que a gente possa fazer, buscar os recursos possíveis”.

A prefeita ressaltou que seu principal desafio é a saúde e, em especial salvar vidas em meio a essa pandemia.

“No primeiro momento, eu quero deixar claro que nós estamos no meio de uma pandemia e parece que muitos esqueceram disso. Estão morrendo pessoas todos os dias. Parece que estão brincando com isso. Nós temos uma equipe montada na saúde que vai começar um trabalho sério de prevenção, de orientação para que todo mundo tome cuidado, porque tem muita gente morrendo.  O hospital está lotado. A UTI tá lotada. Enfim, são inúmeras pessoas amigas nossas que estão internadas. Essa situação não é brincadeira”.

A prioridade é investir pesado na orientação da população para que não seja preciso fechar comércio e outras medidas novamente. “Para isso nós precisamos da ajuda de todos.  Nós dependemos de falar para as pessoas o que realmente está acontecendo e cada um fazer a sua parte. Unidos nós vamos conseguir vencer, mas se a população continuar brincando, da forma que está, vai morrer muito mais gente. Vamos começar um trabalho sério e peço a ajuda de todos para vencermos essa pandemia”, afirma.

Imaculada ainda falou da preferência por um secretariado capaz e técnico e que tem ainda grandes desafios com relação aos gastos públicos e a falta de recursos. “A população vai ser sempre avisada dos problemas de Manhuaçu. Não vou esconder as dificuldades. Vamos mostrar o dinheiro que chega e o dinheiro que sai. Eu quero fazer uma Administração com transparência para que as pessoas saibam quanto que custa desde uma lâmpada até um bloquete. É isso que eu quero que a população de Manhuaçu conheça”.

O anúncio dos nomes do secretariado será feito neste sábado, 02 de janeiro.

Eduardo Satil / Carlos Henrique Cruz - Fotos Jailton Pereira

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.