Portal Caparaó - Eventos e educação têm mobilizações em prol de retomada de atividades
Política

Eventos e educação têm mobilizações em prol de retomada de atividades

20/04/2021 - Atualizado em 20/04/2021 11h13

MANHUAÇU (MG) - Após carreata na semana passada, com participação de pais e professores, movimento busca aprovação de projeto de lei que considera educação enquanto serviço essencial no município. O assunto foi proposto em iniciativa que está tramitando na Câmara Municipal, mas divide opiniões.

O Movimento Pais pela Educação tem se manifestado em prol dessa reivindicação. Na quinta-feira, 15/04, houve uma carreata que percorreu vários bairros da cidade. Dentro da solicitação do movimento, a educação passaria a ser serviço essencial e poderia funcionar em qualquer onda.

Entre as reivindicações apresentadas na manifestação estão a vacina dos funcionários da educação, o retorno seguro das aulas presenciais e a aprovação do projeto de lei que torna a educação em serviço essencial.

REDE MUNICIPAL

Nesta terça-feira, 20/04, a Secretaria de Educação de Manhuaçu nomeou Comissão com representantes dos segmentos ligados à educação para elaborar plano de estratégias de retomada segura, com etapas de retorno e adoção de medidas sanitárias adequadas ao Protocolo Sanitário nº26058423, objetivando planejamento, para possível retomada às atividades escolares presenciais, da Rede Municipal de Ensino de Manhuaçu.

ONDA VERMELHA

Dentro do programa Minas Consciente, desde sábado, a Onda Vermelha prevê o retorno das atividades presenciais de ensino infantil, fundamental I, de formação técnica, centro de condução de condutores, cursos livres, preparatórios e escolas de idiomas.

Para a autorização de funcionamento é necessário que os estabelecimentos autorizados a funcionarem assinem termo de compromisso com a administração pública municipal bem como que os educandários mantenham registro de termo de compromisso dos pais e responsáveis que enviarem seus filhos para assistirem aula de forma presencial.

“Fica autorizado as aulas práticas e de atendimento à população relacionado a área de saúde das instituições de ensino técnico e superior desde que adotados o protocolo sanitário do Serviço Vigilância Sanitária Municipal e com entrega do termo de compromisso assinado pelo responsável legal”, destaca o decreto 77/2021 da Prefeitura de Manhuaçu.

EVENTOS

Representantes do setor de eventos de Manhuaçu compareceram na manhã de segunda-feira, dia 19, no auditório da Secretaria de Saúde para uma reunião com o Poder Executivo e representantes do Poder Legislativo para tratar sobre as questões que envolvem o retorno das atividades do setor.

Muitos estão parados desde o início da pandemia. Como houve na cidade a flexibilização do comércio com a transição do município para Onda Vermelha do Minas Consciente, eles pedem soluções para o segmento que já está há um ano sem atividades.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.