Portal Caparaó - Orçamento Participativo é apresentado para o Coamma
Política

Orçamento Participativo é apresentado para o Coamma

20/04/2021 - Atualizado em 20/04/2021 13h43

MANHUAÇU (MG) - Em uma reunião na manhã deste domingo (18) foi apresentado ao Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (Coamma) o programa Orçamento Participativo da Prefeitura de Manhuaçu, administração 2021-2024. A reunião contou com a presença dos representantes das associações de bairro e distritos e da Presidente do Conselho Marinez de Paulo Bragança, da Prefeita Imaculada, dos secretários da administração e dos vereadores.

O Secretário de Planejamento, Roberto Fully, disse que a apresentação foi para demonstrar aos representantes das associações como será o andamento do programa, que está sendo executado pela primeira vez em Manhuaçu. “Nós divulgamos como se dará a Participação Popular, a participação direta, a participação por representação, a importância dos presidente da associação de bairros e distritos, que serão os delegados finais na votação no Congresso Municipal de Orçamento e também iremos fazer consultas às associações e sociedades civis”, completa o Secretário.

O Orçamento Participativo tem como objetivo dar a oportunidade à população para decidir como serão gastos parte do orçamento público. A Constituição Federal nos Artigos 182 e 183 estabelece as diretrizes gerais da política urbana e na lei nº 10.257 de 2001, em seu artigo 44, determina a gestão orçamentária participativa. Além da legislação federal, a lei Orgânica do Município de Manhuaçu também prevê que o orçamento público, deve contar com a participação popular.

Ainda segundo Fully o município está vinte anos atrasado nessa questão, mas que a partir de agora espera que este programa seja permanente e não de governo. “As pessoas gostaram, sentiram um resgate histórico das associações de bairro, dessa Participação Popular nos destinos do município, esclarecemos que a lei federal que regulamenta isso é de 2001, ou seja, 20 anos depois que Manhuaçu está entrando nessa sintonia com a participação popular e, isso foi uma promessa do programa de campanha da Prefeita Imaculada. Então mais do que promessas é a gente efetivar uma política pública que não tenha fim no município e essa foi a proposta. Para nós foi um domingo muito feliz, foi uma festa da democracia”, finaliza.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.