Portal Caparaó - Vereadores de Reduto apreciam projetos e indicações
Política

Vereadores de Reduto apreciam projetos e indicações

22/04/2021 - Atualizado em 23/04/2021 07h48

REDUTO (MG) - Aconteceu na noite de terça-feira, dia 20 de abril, a segunda reunião ordinária da Câmara dos Vereadores de Reduto, onde foram apreciados diversos projetos e indicações apresentadas em plenário.

Após a leitura e aprovação da ata da reunião ordinária do dia 06 de abril, onde foram enviados para as comissões os projetos 07/2021, de criação do “Programa Criança Feliz e Primeira infância” e 08/2021, de alteração e composição do Conselho Municipal de Educação, ambos de autoria do Executivo municipal e ainda o Projeto de Lei 09/2021, de autoria da Vereadora Rosângela Gonçalves, solicitando atendimento prioritário e diferenciado para os portadores do Transtorno do Espectro Autista, o TEA e seus familiares deu-se início à apreciação e votação dos projetos.

O Projeto 07/2021 foi aprovado com alteração na redação original para que o programa seja desenvolvido em parceria com a Pastoral da Criança.

O Vereador João Batista de Cristo, disse que a aprovação do projeto foi uma vitória da Pastoral da Criança e vem para reforça ainda mais o trabalho da pastoral no município de Reduto. Ele ainda cobrou a presença do Assessor Jurídico nas reuniões.

O Vereador Antônio Marcos Blunck também parabenizou a criação e aprovação do Projeto.

Já o Vereador Marcio Toledo, o “Marcim do Binin” votou contra a aprovação. Segundo ele, o projeto visa apenas a criação de mais cargos no executivo e por isso ele é contra à aprovação do Projeto.

O Projeto 08/2021 que altera a lei 136 de 28 de novembro de 2000, sobre a criação do Conselho Municipal de Educação também foi aprovado por unanimidade e contou com a presença da Secretaria Municipal de Educação Lilian Aparecida Antunes Pereira, que explicou sobre a composição do conselho, que contará com sete membros sendo assim composto, um representante do Executivo, um representante dos pais e alunos da rede municipal, um representante dos pais e alunos da rede estadual, um representante das creches, um representante da Secretaria Municipal de Ação Social, um representante das escolas rurais e um representante do Conselho Tutelar.

Apresentado pela Vereadora Rosangela Gonçalves, o Projeto de Lei 09/2021, que institui nas políticas públicas de Reduto para garantir proteção e tratamento diferenciado para as pessoas com o Transtorno do Espectro Autismo, o TEA.

O Vereador Antônio Marcos Blunck, destacou a importância do benefício deste projeto para a comunidade autista do município e ressaltou que se faça a cobrança da execução da lei que não fique apenas no papel.

João Batista de Cristo solicitou ao Executivo uma atenção especial também às pessoas portadoras da fibromialgia.

Após a aprovação dos projetos que estavam sob apreciação dos vereadores, o Presidente da Câmara o Vereador João Paulo Louback Salazar, apresentou ao Plenário o Projeto 010/2021, que ratifica o protocolo de intenções dos municípios de integram o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço. E assim como o Projeto 011/2021 que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração do orçamento 2022 foram encaminhadas às comissões para avaliação e pareceres.

O Vereador Francisco Mendes solicitou ao executivo a colocação de manilhas do esgoto, no córrego Jequitibá, próximo às residências sentido à comunidade do córrego do Funil, onde o esgoto corre a céu aberto causando além de mau cheiro, propicio à proliferação de insetos e animais peçonhentos e provoca lama na estrada.

Palavra Franca

João Batista de Cristo ressaltou a importância de uma relação mediana entre o executivo e legislativo, que não sejam radicais no que se diz em situação e oposição, que prevaleça o diálogo e o bom senso.

Antônio Marcos Blunck destacou que a relação entre Legislativo e Executivo deve mais harmoniosa, pois os ofícios enviados por ele à prefeitura não são respondidos e o objetivo do seu trabalho é fazer o melhor para comunidade de Reduto.

Márcio Toledo, fez duras críticas ao executivo e disse que a prefeitura de forma irregular está beneficiando parentes do chefe do executivo com o pagamento de aluguel imóvel alugado pela prefeitura e pediu uma providencia do jurídico da câmara.

O Vereador Presidente João Paulo Louback Salazar avaliou a reunião como extremamente positiva. “Lamentamos ainda não podermos ter a presença da população em nossas reuniões, mas mesmo assim temos recebido muita demanda por parte da população e hoje aprovamos importantes projetos para a comunidade de Reduto”, completou.

As reuniões da Câmara de Reduto são transmitidas ao vivo pelo facebook /CamaraVereadoresreduto.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.