Portal Caparaó - Vereadores de São João aprovam projetos para o desenvolvimento do município
Política

Vereadores de São João aprovam projetos para o desenvolvimento do município

09/06/2021 - Atualizado em 09/06/2021 14h56

SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - A Câmara Municipal aprovou a contratação de crédito especial pela Prefeitura de São João do Manhuaçu por 5 votos a 4. O recurso será utilizado para melhoramento das estradas rurais com calçamento em trechos críticos e na compra de uma máquina motoniveladora para a administração 2021-2024.

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Governo de Minas publicaram o Edital de Municípios 2021 para obras de infraestrutura e melhorias no serviço público. Várias cidades da região já aderiram e São João do Manhuaçu dependia dessa autorização da Câmara de Vereadores.

O Edital de Municípios disponibiliza linhas de crédito que permitem financiar obras de infraestrutura, pavimentação e mobilidade urbana, aquisição de máquinas, equipamentos e veículos.

São João do Manhuaçu foi selecionado para um empréstimo de 2 milhões de reais, sendo 1,2 milhão de reais para infraestrutura e o restante para aquisição de uma máquina motoniveladora. “É um projeto de calçamento nas estradas rurais, em específico nos locais de difícil acesso, como morros íngremes. Com esse recurso, vamos antecipar o projeto. Não iremos endividar o município e nem onerar a gestão municipal. Serão 36 parcelas que serão quitadas dentro da minha gestão e do meu vice Zé Braz”, destacou o prefeito Sérgio Camilo.

Sobre a motoniveladora, o prefeito explica que “infelizmente, temos duas máquinas atualmente, mas uma delas praticamente só fica em oficina e não compensa mais fazer manutenção. Ela será leiloada. Daí nossa decisão de comprar uma máquina nova e assim poderemos atender a todo o município que tem uma extensa área rural. É um projeto de interesse do município e não de um grupo político. Todo São João do Manhuaçu tem necessidade desse projeto”, destacou.

O prefeito agradeceu aos vereadores que aprovaram o projeto para o desenvolvimento de São João do Manhuaçu: Presidente da Câmara Leninha do Preto; Silvano do Cabloco; Adão da Sileida; João Carlos e Suely do Chico “pela responsabilidade, pela Lealdade aos interesses públicos  e pelos compromissos com os anseios do nosso querido Povo de São João do Manhuaçu”.

Melhorias para a zona rural

A presidente da Câmara, Leninha do Preto (Lucilene Ornelas), ao lado dos quatro vereadores que aprovaram o projeto, agradeceu aos colegas “que conhecem a realidade e estão trabalhando pelo bem da comunidade. Defendendo o que o povo realmente precisa”.

Ela citou que o projeto permitirá o asfaltamento da Vila Alto Paraíso para garantir conforto e mais tranquilidade aos moradores e atenderá, por exemplo, Córrego Bom Sucesso, Criciúma, Santana e muito outros que serão contemplados com o calçamento de morros de difícil acesso.

“Fica aqui o meu agradecimento aos vereadores que votaram pela aprovação e registro minha indignação contra os quatro que votaram contra. Eu, em outros mandatos, mesmo sendo oposição, aprovei projetos de empréstimos de outra gestão. Eles votaram contra o povo da zona rural”, concluiu Leninha.

Além disso, durante a reunião também foi aprovado pelo mesmo número de votos, o projeto que abre crédito de 658 mil reais para reformas e ampliações em escolas do município.

Foi aprovada também a redução da faixa não edificável para 5 metros para cada lado das rodovias federais no perímetro urbano. A mudança não altera normais ambientais e está dentro das permissões da legislação federal, a exemplo de outros municípios que aprovaram essa alteração.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.