Portal Caparaó - Câmara de Reduto aprova parcelamento de contas do SAAE 
Política

Câmara de Reduto aprova parcelamento de contas do SAAE 

18/07/2021 - Atualizado em 19/07/2021 08h42

REDUTO (MG) - Vereadores de Reduto se reuniram extraordinariamente na noite desta quarta-feira, 14 de julho para discutir dois projetos apresentados pelo executivo municipal.

Em pauta os projetos 016/2021, no qual o executivo solicita aos vereadores autorização para parcelamento de uma divida do SAAE de Reduto, junto ao IGAN de 126 mil reais.

“Esse projeto foi apreciado por todos os vereadores e em comum acordo de lideranças o projeto foi aprovado por unanimidade”, disse o Vereador Presidente – João Paulo Louback Salazar – o João Paulo do Guarani.

Já o projeto 017/2021, que prevê autorização da Câmara dos Vereadores para que a prefeitura possa adquirir um financiamento junto ao BDMG de até 1 milhão e 500 mil reais para construção da nova sede da prefeitura municipal, com um projeto moderno e sustentável, onde abrigaria várias outras secretarias do município, diminuindo o número de imóveis alugados, foi discutido fervorosamente entre os vereadores, porém, como não se chegou há um consenso, o projeto analisado e novamente será apresentado ao plenário.

Para o Prefeito de Reduto Diocélio Hott, o munícipio estará perdendo uma ótima oportunidade, se o projeto não for aprovado dentro do prazo, que se encerra no próximo dia 16 de julho, sexta-feira.

“Caso este projeto não for aprovado, estaremos perdendo a oportunidade de deixar um grande legado para o município de Reduto, pois, estaríamos investindo numa sede própria, saindo do aluguel do atual local onde funciona a prefeitura municipal, no qual é um imóvel residencial, que foi adaptado para funcionar a prefeitura”, disse o Prefeito Diocelio Hott.

Os Vereadores, Antônio Marcos Blunk, João de Cristo e Marcio Toleto solicitaram que o projeto seja analisado mais criteriosamente. “primeiramente queremos informar à população que não estamos contra o projeto, apenas solicitamos do executivo mais detalhes sobre os valores solicitados no empréstimo e também uma prestação de contas dos recursos gastos pelo município e foi nos passado um relatório parcial e com a aprovação deste projeto, a prefeitura teria que pagar uma parcela de cerca de 30 mil reais por mês, até que a sede fique pronta”, disse o Vereador Antônio Marcos Blunk.

Para o Vereador João de Cristo, o projeto chegou ao legislativo ao apagar das luzes e precisa ser analisado direito. “Isso mesmo, fomos informados desse projeto, nesta terça-feira, dia 13, para nos reunirmos no dia 14 para votar um projeto que tem o prazo de ser apresentado e aprovado até o dia 16, ou seja, já nesta sexta-feira, dia 16 e não podemos simplesmente aprovar um projeto desta forma, então pedimos um prazo para analisar esse projeto e posteriormente possamos votá-lo”, explicou o Vereador.

O Vereador Márcio Toleto também pediu uma análise mais profunda do projeto. “Nós vamos votar o projeto e se estiver tudo de acordo, com certeza vamos aprová-lo, mas votar de qualquer maneira, nós não iremos faze-lo. Por isso solicitamos ao Presidente da Câmara que o projeto fosse encaminhado às comissões”, ressaltou Marcio Toleto.

O líder do Governo na Câmara, o Vereador Eduardo Romeiro lamentou a posição dos colegas do legislativo. “Infelizmente ainda temos pessoas que pensam assim, de forma a dificultar as coisas no município. Este é um projeto que além de proporcionar a oportunidade de termos a nossa sede própria da Prefeitura com a centralização das secretarias, dando assim a oportunidade do executivo diminuir os gastos com aluguel e ainda estaria gerando emprego e renda, com a construção da nova sede, mas infelizmente, não pudemos votar o projeto nesta noite”, Lamenta Eduardo Romeiro.

Para o Procurado Geral do Município de Reduto Natanias de Paula Breder, a aprovação do projeto traria grandes benefícios ao município. “Apenas lamentamos, pois em vários municípios da região, esse mesmo projeto foi apresentado aos vereadores e somente aqui em Reduto, ele não foi votado. Com isso o município perde muito e dificilmente o BDMG prorrogue o prazo de apresentação do projeto e como o projeto não foi votado, o nosso prazo está findando”, disse o Advogado.

Segundo o Vereador Presidente da Câmara, João Paulo Louback Salazar, a reunião foi muito participativa e prevaleceu a decisão do plenário. “Vivemos um estado democrático, onde todos podem expressar suas opiniões. Apresentamos dois projetos que foram enviados à esta casa pelo executivo municipal. O Projeto 016/2021 foi aprovado em acordo de lideranças, já o projeto 017/2021, não houve acordo, então o que nos resta é analisar o projeto e caso os vereadores estejam de acordo nos reuniremos novamente nesta sexta feira para apreciar e votar o projeto ou em caso contrário em data posterior”, finaliza o Presidente da Câmara.

Assessoria de Comunicação

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.