Portal Caparaó - Alto Caparaó vai investir mais de 1,3 milhão de reais em iluminação pública
Política

Alto Caparaó vai investir mais de 1,3 milhão de reais em iluminação pública

01/12/2021 - Atualizado em 01/12/2021 20h37

ALTO CAPARAÓ (MG) - Em menos de um ano, a atual administração municipal de Alto Caparaó tem motivos de sobra para comemorar. A Prefeitura acaba de conseguir recursos no valor de 1 milhão de reais do Programa Cidades Sustentáveis, linha de crédito do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). A verba será utilizada na substituição de toda a iluminação pública da cidade por tecnologia LED e para a construção da primeira usina fotovoltaica de Alto Caparaó. Além disso, com recursos próprios, a Prefeitura irá investir mais 300 mil reais na ampliação da rede elétrica em áreas que ainda não possuem a iluminação pública.

“É como muito trabalho, empenho e dedicação de todos da Prefeitura que estamos avançando em ritmo acelerado na melhoria de vida na cidade. Com esses investimentos relacionados à energia elétrica, iremos oferecer mais segurança, mais conforto e mais comodidade para a população. Com a criação da usina fotovoltaica, por exemplo, vamos proporcionar uma diminuição no valor da conta de luz dos prédios públicos. Mas também queremos oferecer uma diminuição no valor da conta de luz de cada morador de Alto Caparaó”. Afirmou o prefeito Juninho Jacomel.

A substituição das lâmpadas tradicionais pela tecnologia LED irá trazer vários benefícios. As lâmpadas de LED produzem mais luz por watt consumido, proporcionando uma economia de até 80% em relação às outras lâmpadas. Outro ponto está relacionado com a segurança da população, a iluminação LED oferece visibilidade superior nos ambientes e reduz a poluição visual. O tempo de vida também é outro diferencial, as lâmpadas de LED são construídas para terem durabilidade estimada em 100 mil horas de uso, enquanto as outras lâmpadas têm um tempo de 25 mil horas aproximadamente. Outra característica de destaque é a proteção ambiental, lâmpadas de LED não emitem radiação ultravioleta (UV) e não contém mercúrio, substância tóxica encontrada principalmente nas lâmpadas de descarga de alta pressão de vapor de mercúrio e, em menor quantidade, nas fluorescentes e fluorescentes compactas.

Além da melhoria de toda a iluminação pública da cidade e ainda com parte dos recursos obtidos através do BDMG, a Prefeitura irá construir a primeira usina fotovoltaica do Município. Serão instalados painéis de captação de luz solar em local apropriado. A primeira vantagem do sistema fotovoltaico é a sustentabilidade, esse tipo de gerador utiliza a luz do sol. Isso torna o sistema fotovoltaico extremamente vantajoso e confiável. Pois, diferentemente de outras fontes geradoras, como por exemplo, a hidrelétrica e o gás, o fotovoltaico depende exclusivamente da luz solar, que é gratuita, renovável, inesgotável e não causa impacto ao meio ambiente. A energia solar gera uma economia que varia de 50% e 95% na conta de luz. O investimento feito para instalação de placas solares acaba sendo pago pelo dinheiro economizado com a redução de gastos.

Com recursos próprios de 300 mil reais, a Prefeitura de Alto Caparaó vai levar iluminação pública em áreas que ainda não possuem o benefício. Estão no cronograma da Prefeitura a iluminação de parte Avenida Vereador Inimá Novaes de Campos (parte I); Rua Doze do Junho, no Bairro Serra Monte; Rua Marli da Conceição Vieira; Travessas Felipe G. Heiderich e Osmar S. Peixoto. O cronograma também contempla as ruas do entorno do Estádio de Futebol Américo Fernando de Carvalho Siqueira.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.