Portal Caparaó - Vereadores de Reduto prestam homenagem à Cintia Matos
Política

Vereadores de Reduto prestam homenagem à Cintia Matos

09/12/2021 - Atualizado em 10/12/2021 11h30

REDUTO (MG) - Momentos de emoção e vitórias foram os destaques da última reunião ordinária da Câmara dos Vereadores de Reduto, neste mês de dezembro, realizada na noite desta terça-feira, 07/12.

A redutense e presidente da AMUC – Associação de Mulheres do Café das Matas de Minas e Caparaó Cinta de Matos Mesquita foi homenageada pela Câmara Municipal pelo brilhante trabalho realizado em prol das mulheres e cafeicultoras da região e em especial Reduto.

Cintia Matos foi classificada pela revista Forbes, uma das principais revistas no mundo, como umas das cem mulheres mais influentes do agronegócio, sendo umas das cinco mineiras presentes na lista.

Cintia é produtora de café em Reduto, na região das Matas de Minas e foi presidente e atualmente é diretora da IWCA (Aliança Internacional das Mulheres do Café, na sigla em inglês) no Brasil, desde 2017. A entidade sem fins lucrativos foi criada em 2003 a partir do encontro de mulheres da indústria com produtoras de café na Nicarágua e tem por objetivo promover a participação feminina nas decisões das políticas cafeeiras e divulgar e valorizar os cafés de qualidade. Ela atualmente está liderando os trabalhos da AMUC (Associação de Mulheres da Cafeicultura das Matas de Minas e Caparaó).

Cintia, emocionada recebeu homenagens de amigas e companheiras de batalha, entre elas, Marisa Rodrigues e Ludimila Maris que relataram a trajetória do trabalho de Cintia Matos no seu dia a dia, que emocionada não conteve as lágrimas quando em vários momentos foi lembrado o nome de Dona Cida, mãe de Cintia, que infelizmente não está mais entre nós.

“Já fiz pronunciamentos à frente de várias autoridades, governadores, prefeitos, ministros e até presidentes, aqui no Brasil e no exterior, mas nenhum foi tão difícil como este em minha cidade, minha terra natal. Me faltam palavras pra me expressar tamanha gratidão, mas agradeço a cada um dos vereadores por esta homenagem e em especial a Vereadora Rosângela, a única representante mulher eleita para o cargo neste mandato e a minha família que aqui se fazem presente, à minha mãe, que sempre está em nosso meio, mesmo que agora não fisicamente. A todos o meu muito obrigado! E Mulheres nós temos potencial para mudar o mundo bastando apenas que cada uma nós façamos a nossa parte para ter um mundo melhor”, agradeceu Cintia Matos.

A aprovação do trabalho de Cintia foi unanime entre todos os vereadores que teceram palavras de elogio e incentivo às ações desenvolvida pela ilustre redutense.

Projetos

Na segunda parte da reunião, os vereadores aprovaram três importantes projetos para a comunidade de Reduto, o Projeto de Lei 023/2021 que prevê a mudança no Artigo 114-A da Lei Orgânica Municipal, com a inclusão da Emenda Impositiva, uma ferramenta que permite aos Vereadores destinarem recursos do município para obras específicas, sendo que 50% destes recursos devem ser destinado à saúde. O projeto teve votação nominal e foi aprovado por unanimidade.

O Projeto de Lei 024/2021, que dispõe sobre a Política Municipal de atendimento à criança e adolescente, criando o Fundo Municipal da Criança e Adolescência e dá outras providencias. Aprovado e elogiado por todos os vereadores, o Projeto de Lei possibilita uma melhor remuneração aos membros do Conselho Tutelar de Reduto.

O Projeto de Lei Complementar 01/2021, que dispõe dos limites de ampliação do perímetro urbano do distrito de Jaguarai também foi aprovado por unanimidade.

“Hoje foi a nossa última reunião ordinária da Câmara de Reduto deste ano de 2021, mas até o final de dezembro teremos mais uma ou duas reuniões extraordinárias e esta reunião de hoje foi muito especial, pois aprovamos projetos muito significativos para nossa população e também momentos de muita emoção, com a homenagem prestada à cafeicultora redutense Cintia Matos”, avaliou o Presidente.

As reuniões da Câmara dos Vereadores de Reduto podem ser acompanhadas ao vivo no plenário da Câmara obedecendo as restrições dos protocolos de saúde e também pelo facebook

Assessoria de Comunicação

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.