Portal Caparaó - Prefeito mais velho do Brasil, José Braz, morre aos 96 anos em Muriaé
Política

Prefeito mais velho do Brasil, José Braz, morre aos 96 anos em Muriaé

06/06/2022 - Atualizado em 06/06/2022 07h56

MURIAÉ (MG) - O prefeito de Muriaé, José Braz (PP), morreu na manhã deste domingo (5/06) após sofrer um mal súbito. Ele era o prefeito mais velho do Brasil e estava em seu terceiro mandato à frente da prefeitura.

"Ele estava em casa e, após sofrer um mal súbito, foi levado para o Prontocor, mas não resistiu", afirmou a prefeitura em nota oficial publicada em uma rede social.

"Desejamos a todos os familiares, em especial à viúva Dona Lédia, que tenham força para prosseguir e vencer este momento tão difícil. Muriaé está de luto. Nos dedicaremos com base naquele que foi o grande legado do Sr. José Braz: trabalhar sempre", completa a nota.

Pai do deputado estadual Braulio Braz e avô do ex-deputado federal Renzo Braz, José Braz foi eleito pela primeira vez em 2004, reeleito em 2008 e venceu o pleito de 2020.

O Governo de Minas também lamentou o falecimento do prefeito de Muriaé. Em nota divulgada hoje, o Executivo afirmou prestar solidariedade "aos familiares, amigos e moradores da cidade que enfrentam a perda dessa importante liderança da região".

"José Braz deixa como legado suas importantes contribuições para o desenvolvimento de Muriaé e do Estado", diz a nota.

Prefeito mais velho do Brasil

Braz foi eleito nas eleições de 2020, com 42,8%, com menos de 1.000 votos de frente para Grego (PSD), que obteve 41.14% doso votos.

Com a morte de José Braz, quem assume o mandato é o vice-prefeito Dr. Marcos Guarino (PSB).

Ele era casado há mais de 70 anos com Dona Lédia Tanus Braz, teve três filhos Gilberto Tanus Braz (falecido), Adélia Tanus Braz e o deputado estadual Braulio Braz. Ele deixa diversos netos e bisnetos.

O velório acontece no Condomínio Líder e o sepultamento na manhã desta segunda..

Políticos de Minas Gerais prestaram homenagens a José Braz. O Governador de Minas Gerais Romeu Zema, publicou em suas redes sociais, como José Braz foi importante para o desenvolvimento do Estado.

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus também prestou solidariedade aos familiares e amigos do prefeito: “Lamento profundamente o falecimento do Prefeito de Muriaé José Braz, empresário de sucesso, pai do amigo e colega, deputado Braulio Braz. Gestor mais longevo a ocupar o posto de prefeito no Brasil, José Braz, estava em seu terceiro mandato a frente da Prefeitura. Manifesto minha solidariedade a familiares e amigos por esta perda irreparável”.

Pelo Twitter, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), prestou solidariedade aos familiares e amigos de Braz. “Meus sentimentos à família e amigos do prefeito, em especial ao filho Braulio Braz, deputado estadual por Minas Gerais e ao neto Renzo Braz, ex-deputado federal e meu primeiro suplente no Senado”.

Com informações do Interligado Online

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.