Portal Caparaó - Vereadores de Reduto aprovam piso salarial de Agentes de Saúde e Endemias
Política

Vereadores de Reduto aprovam piso salarial de Agentes de Saúde e Endemias

26/07/2022 - Atualizado em 26/07/2022 17h00

REDUTO (MG) - Em reunião extraordinária presidida pelo Vereador João Louback Salazar, o João Paulo do Guarani, Vereadores de Reduto aprovaram por unanimidade dois projetos de lei enviados pelo executivo de extrema importância para a comunidade redutense.

A sessão extraordinária marcou a volta do Vereador Eduardo Romeiro, o Dudu, que desde dezembro passado ocupava o cargo de Secretário Saúde e em seu lugar estava o primeiro suplente Edmardo Schuab, o Bibi.

Primeiro foi votado e aprovado o Projeto de Lei 019/2022 que dispõe sobre a fixação do piso salarial de agentes comunitários de saúde e dos agentes de controle de endemias.

“O piso salarial deles foi aprovada no início de maio deste ano, com a Emenda Constitucional 120, que garante um piso salarial nacional de dois salários mínimos (R$ 2.424,00 em 2022), a agentes comunitários de saúde e de combate às endemias e a partir de agora os agentes de saúde e endemias de Reduto passam a receber o novo piso salarial”, disse o Ver. João Paulo Louback Salazar, presidente da Câmara.

O benefício é retroativo a maio deste ano e caberá à União arcar com a remuneração. Dessa forma, estados, Distrito Federal e municípios ficarão responsáveis por pagar auxílios, gratificações e indenizações. Antes, essa responsabilidade era compartilhada entre os três entes federativos.

Outro projeto aprovado foi o PL 020/2022, também de autoria do executivo municipal que dispõe sobre a Política Pública de Assistência Social do município de Reduto.

“Este segundo projeto irá possibilitar ao município de Reduto ampliar os serviços de atendimento do CRAS, beneficiando diretamente uma grande parcela da população carente de Reduto”, completa o Presidente.

Vários agentes de saúde e endemias acompanharam a votação e aplaudiram a decisão dos vereadores.

“Essa é uma conquista muito grande para a nossa categoria, desde maio que estamos lutando por esse direito garantido constitucionalmente e agora graças aos nossos vereadores, que abraçaram a nossa causa e foram direto no executivo interceder pela gente tudo deu certo. O nosso muito obrigado a cada um dos vereadores da Câmara de Reduto”, ressalta Ulisses Hanani Da Silva Tomaz, Agente de Saúde

Os vereadores da Câmara de Reduto voltam a se reunir na próxima terça-feira, dia 02 de agosto em sessão ordinária.

Assessoria de Comunicação

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.