Portal Caparaó - PM destrói escapamentos irregulares em seis cidades do Espírito Santo
Segurança

PM destrói escapamentos irregulares em seis cidades do Espírito Santo

22/10/2025 - Atualizado em 22/10/2025 18h06

IBATIBA (ES) - A Polícia Militar realizou nesta quarta-feira (22) a destruição de dezenas de escapamentos veiculares adulterados apreendidos em Ibatiba e mais cinco municípios da região: Iúna, Ibitirama, Irupi, Muniz Freire e Brejetuba. A ação integra o encerramento da Operação “Cavalo de Aço” e tem como objetivo coibir a poluição sonora e desordens no trânsito.

Os equipamentos foram retirados de circulação ao longo de oito meses de fiscalizações, realizadas entre 1º de janeiro e 30 de agosto de 2025. Durante esse período, foram abordadas 330 motocicletas e 412 pessoas em nove edições da operação. Ao todo, foram emitidos 201 autos de infração e removidos 21 veículos entre carros e motos. A atuação da PM também resultou na geração de 30 boletins de ocorrência, sendo 28 deles relacionados à perturbação do trabalho ou do sossego, o que gerou a lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).

Segundo a Polícia Militar, escapamentos adulterados, conhecidos popularmente como “descargas abertas” ou “cadrons”, são classificados como infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, por se tratar de condução de veículo com características alteradas. Além das penalidades administrativas, como multas e retenção do veículo, os condutores podem ser responsabilizados penalmente quando caracterizada a perturbação do sossego público.

O comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, destacou que o ruído excessivo gerado por esses equipamentos configura uma forma de poluição sonora, com efeitos nocivos à saúde pública, especialmente entre crianças, idosos e trabalhadores. Ele reforçou que a destruição das peças não é apenas um ato simbólico, mas um marco de respeito à lei, à ordem e à qualidade de vida da população.

A corporação informou que todas as destruições foram realizadas com homologação judicial e parecer favorável do Ministério Público. Isso significa que os condutores flagrados com os equipamentos irregulares não apenas perdem o bem, como também respondem pelas consequências legais da infração.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.