Portal Caparaó - Casa usada por traficantes por mais de 10 anos é confiscada e será usada para ações sociais
Segurança

Casa usada por traficantes por mais de 10 anos é confiscada e será usada para ações sociais

19/12/2025 - Atualizado em 19/12/2025 13h50

IPANEMA (MG) - Um imóvel que serviu como ponto de tráfico de drogas por mais de uma década em Ipanema, no morro do Papagaio, foi confiscado pela Justiça e será transformado em espaço para programas sociais e sede de um ponto avançado da Polícia Militar. A decisão foi tomada após ação civil pública movida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Conhecida como “Casa da Laje”, a residência foi usada como base por um grupo criminoso que ficou conhecido inicialmente como “Meninos da Laje”, formado majoritariamente por adolescentes aliciados em meio à cultura do tráfico. O local, construído em ponto estratégico e elevado com ampla visão da cidade, dificultava operações policiais e servia como centro de vigilância e coordenação do crime.

Mesmo com diversas prisões e apreensões de drogas e armas ao longo dos anos, os criminosos conseguiam se reorganizar. Durante a última operação, três integrantes do grupo fugiram para o Rio de Janeiro e foram capturados com apoio da Polícia Civil fluminense. Eles chegaram a ser transferidos para um presídio de segurança reforçada, mas ainda assim, o ciclo criminoso persistia.

Diante disso, o MPMG entrou com ação contra o proprietário do imóvel, já condenado por tráfico de drogas, que alugava o local mesmo ciente das atividades ilícitas. A juíza Luciana Mara de Faria, da 1ª Vara de Ipanema, deferiu o pedido liminar, determinando a desocupação e a transferência do imóvel ao município.

Com três pavimentos, a casa passará por reformas e será adaptada para receber projetos voltados a crianças e adolescentes nas áreas de música e esportes. Além disso, será instalado um ponto avançado da Polícia Militar no local. A medida é resultado de articulação entre o MPMG, Polícia Civil, PM e entidades civis da cidade.

Carlos Henrique Cruz | Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.