Portal Caparaó - Câmara de Manhuaçu inaugura Plenário Ivonne Ribeiro de Almeida
Política

Câmara de Manhuaçu inaugura Plenário Ivonne Ribeiro de Almeida

02/12/2010 - Atualizado em 02/12/2010 10h16
Inauguração do novo plenário Ivonne Ribeiro de Almeida e da Galeria de Ex-presidentes

Em sessão solene na manhã de quinta-feira, 02, foi inaugurado o Plenário Ivonne Ribeiro de Almeida e a segunda etapa das obras da sede da Câmara de Vereadores de Manhuaçu. A cerimônia ainda homenageou os 20 anos da Lei Orgânica de Manhuaçu e entregou a nova Galeria de Ex-presidentes Deputado Jorge Hannas.

PLENÁRIO IVONNE RIBEIRO DE ALMEIDA

A entrega oficial das obras aconteceu num clima festivo e justamente aproveitou o dia da reunião ordinária do Poder Legislativo. O Presidente Antônio Carlos Xavier da Gama acompanhado dos nove vereadores, do Prefeito Adejair Barros e do Deputado Estadual Bráulio Braz descerraram a placa alusiva à inauguração. Em seguida, os ex-presidentes do Legislativo Rogério Filgueiras Gomes, Glauco Nascimento Macedo, Maria Imaculada Dutra, Renato Cezar Von Randow, José Luiz da Costa, Paulo Gonçalves e Rômulo do Carmo Rodrigues desataram a fita inaugural da nova galeria de ex-dirigentes da Câmara. A primeira parte da cerimônia foi marcada pela inauguração do plenário Ivonne Ribeiro de Almeida com a presença dos filhos José de Almeida Júnior, Carla, Marisa e Flávio Almeida e sua esposa Beatriz e os netos da homenageada.

Inaugurado em 2006, o prédio principal da Câmara de Manhuaçu abriga a estrutura administrativa, mas não tinha um plenário. O projeto de conclusão da segunda etapa foi iniciado no ano passado, buscando inicialmente proteger a estrutura de concreto. Ao longo de 2010, foram investidos recursos no acabamento e conclusão do plenário e acesso à galeria dos ex-presidentes. Tudo foi executado com o trabalho e apoio irrestrito de todos os vereadores.

Com instalações novas e modernas, a Câmara Municipal de Manhuaçu preocupou-se em tornar sua estrutura acessível a toda população, sobretudo aos portadores de necessidades especiais, que, antes, não tinham facilidade de acesso ao plenário.

Outra novidade do prédio é que a estrutura para o atendimento à comunidade e os serviços internos ficou melhor distribuída. Neste mandato, foram criadas e equipadas salas com computador e telefone para que os vereadores possam atender e dar maior atenção àqueles que os procuram na Câmara. Segundo o Presidente, Vereador Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama), a Câmara dá condições para que cada parlamentar desenvolva melhor seu trabalho. “Com melhores condições, o Vereador pode produzir mais e trabalhar melhor pelo município”.

O plenário da Câmara agora conta com cadeiras confortáveis para a população que vai acompanhar as reuniões, boa iluminação e acústica, além da segurança indispensável à realização dos trabalhos.

Dentro das novas instalações, também foi criada uma sala para reuniões internas e toda a estrutura de áudio e vídeo, possibilitando que as reuniões sejam transmitidas pela internet. Aliás, uma das grandes conquistas do atual mandato foi a modernização do site da Câmara, incluindo a consulta de leis e novos serviços.

GALERIA DE EX-PRESIDENTES DEPUTADO JORGE HANNAS

Recebeu grande destaque na cerimônia a Galeria de Ex-presidentes da Câmara “Deputado Jorge Hannas”. O espaço foi remodelado e modernizado, incluindo novas fotografias. Logo no hall de entrada estão registrados todos os líderes do Legislativo de Manhuaçu, com foto, nome e ano que exerceram a presidência.

VEJA AS FOTOS DA INAUGURAÇÃO

“É um reconhecimento aos nomes dos homens e mulheres que por aqui passaram e deixaram seu trabalho para engrandecer Manhuaçu. É um resgate histórico que fizemos questão de valorizar ainda mais com a nova estrutura”, afirma o presidente Toninho Gama.

MODERNA E FUNCIONAL

O atual prédio da Câmara de Manhuaçu tem quatro anos de funcionamento. Nesse período, a obra se mostrou bonita e, acima de tudo funcional. Todos os meses, além das reuniões da Câmara de Vereadores, acontecem cerca de 20 reuniões de entidades, clubes de serviço, associações, conselhos, secretarias municipais e órgãos do estado.

O prédio também abriga os Conselhos Municipais Antidrogas e de Defesa do Meio Ambiente, a APAC e a Central de Apoio aos Conselhos. Todo o trabalho do Censo 2010 foi realizado no primeiro andar do edifício administrativo e o INSS funcionou durante 50 dias no espaço cedido pela Câmara de Manhuaçu.

"Além de garantir economia aos cofres públicos, optamos por continuar a linha histórica de nossos antepassados e de nossa cidade, com austeridade e respeito à coisa pública, construímos um espaço funcional e moderno, como Manhuaçu merece. Acima de tudo, a Câmara de Manhuaçu serve ao nosso povo", garante o presidente Toninho Gama.

HOMENAGENS

Na abertura da Sessão Solene, o professor Flávio Ribeiro de Almeida destacou a satisfação da família com o reconhecimento a sua mãe. A professora e acadêmica Ivonne Ribeiro de Almeida também foi reverenciada nas palavras do Presidente da Academia de Letras Luiz Amorim e vários acadêmicos que prestigiaram a sessão solene.

Durante seu pronunciamento, o Prefeito de Manhuaçu, Adejair Barros, destacou a parceria com o Poder Legislativo e a harmonia com que a Casa é conduzida. “Vi essa Casa se transformar e acompanhei o trabalho dos presidentes Toninho Gama, Rômulo do Carmo e Renato Cezar, que foi muito criticado quando teve a idéia de construir esse prédio. Hoje, a sede está pronta e é extremamente funcional. Fico feliz em ver que a Câmara continua se desenvolvendo e não desperdiça o dinheiro público. Essa nova etapa de obras mostra a competência e boa gestão do Toninho Gama e dos atuais membros do Legislativo”, elogiou Adejair Barros.

O Deputado Estadual Bráulio Braz também elogiou a entrega do novo plenário. “Este novo plenário é um presente para os vereadores e para Manhuaçu. Ficou muito agradável e sinto a alegria em participar deste importante momento para a cidade. É um local de trabalho muito bem planejado e funcional, a altura da cidade e da população que acompanha a vida política de Manhuaçu”, disse.

AUSTERIDADE

Preocupada com os cofres públicos, a legislatura atual manteve a austeridade na aplicação dos recursos do Orçamento que competem à Câmara Municipal. Nos últimos dois anos, foram devolvidos cerca de um milhão de reais para a Administração de Manhuaçu. Mesmo assim, foi construída toda a parte de alvenaria e coberturas do plenário e auditório e o acabamento de toda a estrutura principal.

“Foi uma luta grande, mas conseguimos realizar um excelente trabalho. Hoje é um dia muito especial, entregamos este plenário como um presente a Manhuaçu”, enfatizou Toninho Gama. O presidente ainda falou sobre a estrutura do projeto: “Este plenário era um sonho que está sendo realizado. A intenção desta iniciativa era receber a comunidade da melhor forma possível e acredito ter conseguido. É uma obra que foi construída aos poucos desde 2001 e foi feita em parceira. Quero aqui agradecer aos vereadores, ex-vereadores, funcionários desta Casa, os operários que aqui trabalharam, ao ex-prefeito Sergio Breder e o prefeito Adejair Barros, além dos cidadãos que apoiaram nossa intenção”, destacou.

AGENDA POSITIVA

O Presidente da Câmara ainda chamou os participantes para uma reflexão sobre os rumos que Manhuaçu irá tomar no futuro. “Assistimos os resultados do Censo 2010 e vimos o enorme crescimento da nossa cidade nesta década. Naturalmente crescem também as demandas e desafios. Chegamos a um momento em que devemos elaborar uma agenda para os próximos anos. É necessário definir como queremos continuar crescendo e agir para que isso aconteça”, afirmou Toninho Gama.

20 ANOS DA LEI ORGÂNICA

Fundamento e matriz das leis, a Lei Orgânica de um Município representa, no curso da História, a prevalência dos direitos do cidadão sobre a tutela do poder absoluto. Em Manhuaçu, 15 vereadores, quatorze homens e uma mulher, em 21 de Março de 1990, promulgaram a Carta Constitucional do município forjada nas aspirações populares, sob o compromisso de resgate da cidadania e de consolidação da democracia participativa.

Neste ano de 2010, na comemoração dos 20 anos de promulgação da Lei Orgânica Municipal. O Poder Legislativo de Manhuaçu decidiu homenagear os 15 vereadores que compuseram a Câmara Municipal em 1990 e elaboraram a Lei Orgânica. Foram entregues os diplomas de reconhecimento aos ex-vereadores: Rogério Filgueiras Gomes – Presidente da Câmara; João Vitalino Dornelas – Vice-presidente (in memoriam), representado pela viúva Maria Célia Miranda; Isaura Pereira da Paixão; Geraldo Antônio dos Santos Féres Xodó; Paulo Gonçalves de Oliveira; João Amâncio de Faria; Oswaldo Cruz do Carmo Dutra; Jésio Damasceno; Francisco Coelho de Oliveira; e ao vereador Gedival Bitencourt Breder. Foram reconhecidos também os ex-vereadores Lino da Costa e Silva; Eli Teixeira da Costa; Agair José da Silva; Domingos Garcia e César Mansur (in memoriam).

Após a cerimônia, foi servido um café aos convidados que elogiaram o projeto. “Eu participei da Câmara no antigo plenário e ao comparar com o novo vejo como era necessária a realização da obra. O projeto ficou muito bem feito e bastante convidativo para assistir outras sessões. Entre as Câmaras que conheço esta é uma das mais bonitas”, destacou o ex-presidente da Câmara Rogério Filgueiras Gomes.

PARCERIA

Fatinha e Valéria entregaram placa de agradecimento das entidades que funcionam no prédio da Câmara de Manhuaçu ao Presidente Toninho Gama

No encerramento da cerimônia, as entidades que utilizam salas cedidas pela Câmara de Manhuaçu ainda entregaram uma placa de agradecimento pela parceria. Maria de Fátima Mayrinck e Valéria Abineder entregaram a placa ao presidente Toninho Gama em nome da APAC, Comdema, IBGE, Central de Conselhos e Comad.

No final da manhã, o novo plenário já foi utilizado para a 22ª reunião ordinária da Câmara de Manhuaçu. Os vereadores aprovaram dez indicações, três projetos de resolução e o Orçamento do Município para 2011.

Carlos Henrique Cruz / Jailton Pereira / Ronildo Miranda -portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.