Portal Caparaó - Presidente do PT visita Manhuaçu
Política

Presidente do PT visita Manhuaçu

02/08/2011 - Atualizado em 02/08/2011 09h42

O Presidente Estadual do PT de Minas Gerais e deputado federal, Reginaldo Lopes foi recebido por correligionários, prefeitos dos municípios de Araponga, Caratinga, Espera Feliz, Manhumirim, Reduto e lideranças de Manhuaçu. A visita do parlamentar aconteceu na tarde deste domingo, dia 31. Na Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho, Reginaldo Lopes fez palestra sobre as mudanças propostas no ensino médio a partir do segundo semestre, eleição 2012, bem como o trabalho que vem desenvolvendo no Congresso Nacional, para ajudar as comunidades terapêuticas que acompanham dependentes químicos.

Segundo o deputado, há uma necessidade urgente para reformulação ensino médio, na área pedagógica para que os jovens possam sair com o conhecimento básico para ingressarem no mercado de trabalho. Ele classificou como “ensino falido”, o que deveria ser considerado como a etapa mais importante para o jovem ingressar na universidade. Para o deputado Reginaldo Lopes, o ensino obrigatoriamente teria de formar o jovem para a ciência e, isso não vem ocorrendo. Ele reconhece que, na maioria das vezes o ensino não desperta os jovens para buscar o conhecimento suficiente na pesquisa e na ciência. “O projeto pedagógico está desestruturado e, não faz uma coisa, nem outra. Necessita de reformulação urgente, com o objetivo de preparar os jovens para ingressarem na universidade e prepará-los para o mercado de trabalho”,ressalta o parlamentar.

A proposta  é para um médio politécnico, que terá as dimensões de cultura, esporte,trabalho,tecnologia e ciência. Para isso, o deputado federal Reginaldo Lopes assinala que será um grande desafio, pois, terá de convencer a opinião pública, chamar à responsabilidade dos governadores e demais autoridades, para uma mudança curricular, canalização de recursos para o avanço no ensino e preparação dos profissionais. Ele critica o modelo pedagógico atual, que não fortalece o conhecimento de quem está se preparando para a disputa de mercado de trabalho.

Ação para livrar a juventude das drogas

O deputado Reginaldo Lopes também integra a Comissão Parlamentar de Enfrentamento às Drogas, principalmente o crack que destruído milhares de pessoas. Ele conta que está percorrendo todo o Brasil, para a elaboração de uma política nacional contra as drogas em cinco dimensões: prevenção, preparação e formação de 150 mil profissionais para trabalhar no combate as drogas, acolhimento e tratamento pelas comunidades terapêuticas (que terão financiamento para desenvolver as ações), integração de rede junto aos consultórios de rua com hospitais psiquiátricos, CAPs AD, qualificação profissional e repressão ao traficante. Ainda de acordo com o deputado Reginaldo Lopes, será feita uma reforma na legislação quanto à penalização ao usuário (Lei 11.343), que deixou de tratar o usuário como criminoso. “Precisamos avançar mais, pois, infelizmente as estatísticas mostram um quadro crescente de jovens ingressando no mundo das drogas. Usuário é problema de saúde pública e, não responsabilidade do Poder Judiciário avaliar a situação”,pondera Reginaldo Lopes.

Lopes disse ainda que o Estado está despreparado, para enfrentar essa realidade milenar. Por isso, ele vê a necessidade de uma abordagem mais correta sobre as drogas e trabalhar na orientação dos riscos junto à família. “O crack e o oxi matam muito rápido. Para livrarmos os jovens desse vício teremos de fazer internações compulsórias e, isso depende de uma rede forte e a participação de toda a sociedade”,conclui o parlamentar.

Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.