Portal Caparaó - Mesários recebem treinamento para eleição dos vereadores mirins
Política

Mesários recebem treinamento para eleição dos vereadores mirins

29/10/2011 - Atualizado em 29/10/2011 08h39

Na tarde desta quarta-feira, 26 de outubro, aconteceu no Cartório Eleitoral de Manhumirim uma reunião com os mesários que irão trabalhar na eleição dos 9 vereadores mirins promovida pela Câmara, no dia 4 de novembro. Os mesários foram enviados pelas escolas participantes, que têm alunos do 6º ao 9º ano, Colégio Santa Teresinha, Escola Estadual Alfredo Lima, Escola Estadual, Escola Municipal Doutora Conceição e Escola Vertente do Caparaó, EVEC.

O chefe do Cartório Eleitoral, Celso Galdino Vaz explicou aos mesários como manusear as urnas eletrônicas emprestadas pelo Tribunal Regional Eleitoral, incluindo desde como emitir a zerézima, lista que comprova que a urna está vazia de votos antes do início das votações, até como saber agir em caso de problemas técnicos.  Ele destacou o trabalho do TRE de apoio às eleições de iniciativa de outros setores. Foram à reunião o Presidente da Câmara Hélio Mendonça e o Vereador Márcio Vovô, autor do projeto que instituiu em Manhumirim o Projeto Vereador Mirim, aprovado pela Câmara.  

A eleição começa às 8 horas do dia 4 e vai até as 14 horas, podendo se estender até que termine de votar o último eleitor que esteja com senha já aguardando.

As urnas serão instaladas nas 5 escolas participantes para evitar deslocamentos de alunos para fora da escola e nenhum aluno pode votar em outra escola. Até porque tudo está sendo preparado nos mesmos moldes de uma eleição normal, tendo a foto dos 28 candidatos na urna eletrônica com seu número de campanha e, nas mãos dos mesários, a lista dos eleitores específicos daquela seção com seu número de eleitor. Falando nisto, a Câmara fez para cada escola os títulos eleitorais especialmente para a eleição do vereador mirim. As urnas eletrônicas foram trazidas do TRE em Belo Horizonte por uma comitiva da Câmara formada pelo Presidente Hélio Mendonça e os vereadores Márcio Vovô, Jésus Aguiar e Júlio Horst.

O Vereador Márcio Vovô está feliz com a aceitação do Programa Câmara Mirim que obteve além de excelente participação e apoio das escolas, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Promoção Social, tem chamado atenção, também, de outros municípios, já que Márcio tem recebido telefonemas de vereadores de outras câmaras interessados em instituir o Programa Vereador Mirim em seus municípios. “Este programa tem mobilizado alunos, pais, pessoas da comunidade em geral e isto é muito importante para formar cidadãos mais conscientes e aproximá-los do Legislativo, mostrando como é o papel dos vereadores e da Câmara”, afirmou Márcio. Os eleitos, que prestarão trabalho voluntário, serão devidamente diplomados e terão reuniões regulares para aprovarem proposições e depois levá-las a apreciação dos vereadores da Câmara de Manhumirim.

Viviana Almeida - Assessoria de Imprensa da Câmara de Manhumirim

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.