Portal Caparaó - Vídeos mostram vereadores recebendo dinheiro em Caratinga
Política

Vídeos mostram vereadores recebendo dinheiro em Caratinga

01/11/2011 - Atualizado em 01/11/2011 17h57
Imagens geram repercussão em todo o país

A edição de sábado (29) do Jornal Hoje em Dia publicou matéria exibindo fotos de um vídeo onde o Secretário de Desenvolvimento de Caratinga, Edson Soares, entrega dinheiro para os vereadores Irmão Emerson e Ricardo Gusmão. No vídeo aparece também o chefe de gabinete da prefeitura Edwy Júnior. O secretário conversa com os vereadores, que assinam papéis, supostamente recibos de pagamento.

De acordo com a reportagem do jornal, a gravação foi feita em abril do ano passado, dentro de um contexto de investigação de corrupção na administração municipal.

Na época o prefeito João Bosco Pessine (PT) era investigado pelo Ministério Público, acusado de usar a prefeitura para contratar empresas de terraplenagem para a Associação dos Municípios da Microrregião da Vertente Ocidental do Caparaó (Amoc), sem licitação. Segundo a matéria jornalística, a Câmara articulava uma Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, para apurar o caso e Pessine teria, supostamente, tentado subornar os parlamentares para evitar a instalação da comissão.
Os envolvidos disseram que o dinheiro fazia parte de um empréstimo feito por Edson Soares, negando as acusações de suborno.  O secretário confirma a versão de Emerson e Gusmão.
A gravação já está nas mãos do Ministério Público. A qualidade de imagem é boa, porém, o áudio não possibilita ouvir com clareza o diálogo do secretário com os vereadores e o chefe de gabinete.

O vereador Irmão Emerson se defendeu nesta segunda-feira (31) das acusações de que estaria recebendo dinheiro de suborno.

VEJA OS VÍDEOS

 

Em entrevista concedida a TV Super Canal, o vereador Irmão Emerson disse que o vídeo não tem legalidade e afirmou que o dinheiro faz parte de empréstimo e troca de cheques que tinha o costume de fazer com o ex-secretário municipal.

A divulgação do vídeo já resultou na exoneração de Edson Soares, secretário municipal de desenvolvimento e Turismo, e de Edwy Júnior chefe de gabinete. Outro vídeo começou a circular na internet com mais imagens e apresentando um novo repasse de dinheiro.

O Ministério Público apura a suspeita de suborno que beneficiaria projetos do executivo na Câmara de Caratinga.

Com informações da TV Super Canal e da Rádio Cidade Caratinga

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.