MANHUAÇU (MG) - Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (28/01), a Câmara Municipal de Manhuaçu iniciou o planejamento para a implantação do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) edição 2026. Criado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio de sua Escola do Legislativo, o programa destina-se à formação política e cidadã de estudantes do ensino médio.
Em Manhuaçu, o PJ Minas será realizado em parceria da ALMG com a Câmara Municipal. O projeto simula a rotina parlamentar, discutindo temas de relevância social para a criação de propostas. O programa acontecerá em três etapas: municipal, regional e estadual. O tema da etapa municipal este ano é “Inclusão da Pessoa com Deficiência e com Neurodivergência”.
Ao final das três etapas, as propostas discutidas e aprovadas serão incorporadas a um documento final. O objetivo é entregar as sugestões de ações contidas neste documento à Comissão de Participação Popular da ALMG.
O encontro desta quarta-feira reuniu o diretor geral da câmara, Senisi Rocha, o professor da Escola do Legislativo, João Paulo Souza Andrade, o chefe de gabinete da presidência, Igor de Souza, representando a vereadora Rose Mary, o assessor parlamentar Leandro Brás, representando o diretor pedagógico da escola, vereador Administrador Rodrigo, e os monitores Thomaz Jr. e Cristiane Garcia Cerqueira.
Também participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, da Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Manhuaçu (AMAAM), do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Manhuaçu (CMDPCD), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi).
Dinâmica
Durante o compromisso, Senisi Rocha explicou a dinâmica do projeto para os participantes. Serão realizadas 14 atividades em Manhuaçu durante a primeira etapa do PJ Minas, além de uma sessão solene e a plenária final. A segunda etapa será realizada em Ponte Nova e a última em Belo Horizonte.
Na reunião, os representantes das instituições puderam dar sugestões de possíveis abordagens de temas pelas oficinas que serão realizadas. Também foram debatidas formas de se atingir o público jovem e proporcionar uma participação mais efetiva.
Entre as atividades da etapa de Manhuaçu constam visitas à Apae, ao centro da cidade e a órgãos públicos e discussões sobre temas como a deficiência em ambientes organizacionais e as legislações municipais.
No ano passado, a presidente da câmara, Rose Mary, e o diretor geral do legislativo municipal, Senisi Rocha, estiveram em Belo Horizonte para participar da Formação Introdutória e da Formação de Coordenadores Municipais para a implantação do PJ Minas 2026. O objetivo dos cursos foi exatamente formar os agentes públicos para a implantação do programa no município.
Informações sobre inscrições, cronograma e atividades do PJ Minas em Manhuaçu podem ser obtidas via e-mail, no endereço dg@manhuacu.mg.leg.br.

.png)