SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - A Câmara Municipal de São João do Manhuaçu realizou, no dia 13 de maio, mais uma reunião ordinária presidida pela vereadora Lucilene Ornelas (Leninha). Durante a sessão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 232/2026, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para elaboração do orçamento municipal de 2027.
O projeto encaminhado pelo prefeito Zé Braz estabelece metas e prioridades da administração municipal, além das orientações para elaboração da Lei Orçamentária Anual do próximo exercício.
A proposta também define critérios relacionados às receitas e despesas do município, controle de custos, limites de empenho, transferências de recursos, programação financeira e incentivo à participação popular na elaboração do orçamento.
INDICAÇÕES
Além da aprovação da LDO, os vereadores também aprovaram quatro indicações voltadas para melhorias em infraestrutura, mobilidade e meio ambiente no município.
A Indicação nº 017/2026 solicita a construção e melhoria de guaritas de ônibus às margens da BR-116, especialmente no trevo de São João do Manhuaçu. O documento foi apresentado pelos vereadores Lucilene Ornelas da Silva Santos, Silvânio Moises Nunes, Marcos Alexandre Dornelas, Cleuza Eni Alves Evangelista e Maria de Lourdes Sales.
Dos mesmos autores, foi aprovada a Indicação nº 020/2026 solicita a aquisição de um caminhão 3/4 com carroceria tipo gaiola para coleta seletiva e transporte de materiais recicláveis no município.
Já a Indicação nº 019/2026 pede manutenção urgente em uma ponte localizada na Rua Alcino Policarpo de Souza, além de providências para adequação do alargamento do rio na região. A indicação é de autoria dos vereadores Arthur Lopes Andrade, Arlete Severiano do Carmo, Geraldo Alves Dutra e Max Antônio Martins de Abreu.
Também foi aprovada a Indicação nº 022/2026, de autoria do vereador Geraldo Alves Dutra, que solicita a construção de quebra-molas no Córrego São Sebastião da Vista Alegre, próximo à Igreja Casa da Benção, devido ao risco causado pela alta velocidade de veículos no local.

.png)